Skip to main content

Cidadão Jovem

O Projeto

O Programa Cidadão Jovem oferece capacitação profissional para adolescentes com foco em formação para o mercado de trabalho e a inserção no primeiro emprego através do programa de aprendizagem.

Através do programa Cidadão Jovem é possível contribuir para a preparação profissional dos adolescentes participantes, levando em consideração seu perfil e o perfil de suas famílias, através de acompanhamento sistemático de profissionais, de empresas e de instituições que colaboram com a formação profissional e pessoal, bem como no desenvolvimento das capacidades e potencialidades, orientando e exercendo atividades que possibilitem a chance desses jovens de se inserirem no mercado de trabalho e através dele auxiliar na subsistência da família.

Conheça a metodologia do Cidadão Jovem

As atividades ocorrem durante o período de um ano, a contra turno escolar e são divididas em dois encontros semanais com duração de três horas.

As atividades desenvolvidas ocorrem ao longo de 10 meses no contra turno escolar, sendo 02 turmas de 25 adolescentes por ano. Os encontros ocorrem 02 vezes por semana onde são oferecidas as seguintes oficinas: “Prática Cidadã”, “Desenvolvimento Pessoal”, “Informática Instrumental”, “Pequeno Empreendedor” e “Práticas Administrativas e Financeiras. Através das atividades  oferecidas é possível abordar temas importantes como: Direitos Civis e Trabalhistas, Participação Político Social na Comunidade, Comunicação Escrita e Oral, Valores, Habilidades, Autoestima, Motivação, Determinação, Estímulos, Comportamentos, Socialização, Perdas, Frustrações, Autoimagem, Raciocínio Lógico, Empreendedorismo, Comprometimento, Espírito de Equipe, Liderança, Capacidade de Inovar, além de Informática e Internet.

Público beneficiado

Público: adolescentes com idades entre 14 e 18 anos, estudantes da rede pública de ensino municipal ou estadual de Ribeirão Preto (SP) e região e pertencentes às famílias com renda per capita de até meio salário mínimo.
Número de pessoas beneficiadas: 50 pessoas por ano, divididas em duas turmas.

Fale com a OCA
Enviar por WhatsApp